sexta-feira, 26 de outubro de 2007

O que é o Efeito Malandragem.

Não pretendo explicar o que é esse efeito nem disponho de conhecimento sufuciente para isso, no entanto em linhas gerais o que se conhece como "malandro" um sujeito sem recursos e que por nao ter tido oportunidades, (ou não aceitar de forma alguma um modo de vida laborioso), aplica pequenos golpes para sustentar seus pequenos prazeres mundanos é, segundo a minha tese, uma vítima de um outro malandro mais "esperto" do que ele. Ou seja todos nós somos ao mesmo tempo causadores e vítimas do efeito malandragem. Visto que, por mais honestos e corretos que procuramos ser no decorrer das nossas vidas, sempre em algum momento infligiremos a maladragem à alguem ou seremos infligidos por ela. Muitas vezes nossa própria sobreviência dependerá disso.

No entanto como irei explicar que esse fenômeno é o principal, (se não o único), responsavél por tudo que há de errado, e entenda como "errado" tudo que você leitor não gostaria que acontecesse a si mesmo, no nosso país. O Efeito Malandragem nos animaliza como uma tortura sutil e invisível; faz com que todas tentativas de fazer o bem se tornem nulas; Acaba com qualquer planejamento dentro de qualquer empresa ou instituição cujo efeito não fôra previsto; Debilita qualquer teoria ou metodologia educacional que na sua elaboração não o tenha previsto; Ele se aplica a todas as áreas do conhecimento humano; Está intrinsecamente ligado a toda forma de corrupção existente entre os homens; Ele ergue e destrói nações; Está presente em todos os momentos da humanidade, desde que os primeiros homens decidiram viver em grupos, na aurora de nossos tempos, e estará lá quando nosso fim como espécie chegar.

Então caros leitores sejam bem vindos a primeira e última teoria do comportamento humano, quero lembrar-lhes que não inventei isso, apenas tentarei juntar os pedaços dessa teoria que está dispersa em vários livros já escritos, nunca, é verdade, com esse nome, (pelo que sei no momento), e nunca com esse objetivo. Uma única teoria para explicar tudo de errado que existe no mundo. E por "errado" mais uma vez, entenda: tudo de ruim que você não gostaria que lhe acontecesse.